20 Anos: O Futuro aposta na CPLP
A exposição “20 Anos: O Futuro aposta na CPLP” tem por objectivo oferecer uma imagem actual da CPLP, na sua diversidade cultural, histórica e política. Apresenta também, de forma sintética a essência do projecto da CPLP ao serviço dos seus povos, pela obra realizada e pela aposta partilhada para os caminhos do Futuro.
Idealizada para utilização em contexto pedagógico, trata-se de um material que estará ao alcance dos educadores e poderá ser utilizado de maneira interdisciplinar junto com as escola e com as comunidades. Naturalmente, também estará disponível para instituições diversas, que tenham o interesse em montar a exposição em seus espaços, e celebrar coletivamente os 20 anos da CPLP.
O conjunto dos painéis que constituem a exposição, está organizado por módulos que pretendem representar a diversidade dos países da CPLP, diversidade que aqui também é celebrada, comemorada como expressão da sua relevância a nível mundial. A exposição disponibiliza também conteúdos áudio e vídeo facilmente acessíveis aos seus utilizadores através da Internet.
A exposição fica disponível em formato digital para sua livre utilização sem fins lucrativos podendo ser adaptada pelas escolas e demais instituições na forma que melhor possa servir a sua dimensão pedagógica, de conhecimento e de partilha. Para tal foi elaborado um documento de orientação destinado aos docentes, propondo uma abordagem pedagógica interdisciplinar pelo qual se poe em relevo o caráter multidisciplinar do conteúdo da exposição
A exposição “20 Anos: O Futuro aposta na CPLP” resulta de uma parceria em boa hora formada entre a CPLP e a ULHT (Departamento de Museologia) a qual se orgulha de ter sido primeira universidade portuguesa a ser reconhecida com o estatuto de Observador Consultivo, por ocasião da VI Conferência de Chefes de Estado e de Governo - Bissau, 2006.
Fundos brancos:
Exposição A3
Fundos coloridos:
Exposição A3
Ficha Técnica
COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Secretária Executiva da CPLP
Maria do Carmo Trovoada Pires de Carvalho Silveira
Diretora Geral
Georgina Benrós de Mello
Assessoria de Comunicação e Imagem
Abigail Tiny, António Ilharco Natacha Sousa
UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES DE TECNOLOGIA
Reitor
Mário Caneva de Magalhães Moutinho
Departamento de Museologia Social da ULHT
Judite Primo
Concepção e pesquisa da Exposição
Departamento de Museologia Social da ULHT
Organização
Anna Zidanes e Manoela Nascimento
Textos
Mário Chagas e CPLP
Design Gráfico
Luís Covas
Fotografias
CPLP, Acervo Departamento de Museologia e fotografias identificadas