30 anos de caos urbanístico (2006)

A Exposição "30 anos de caos urbanístico", que foi inaugurada no Museu de História Natural em Lisboa, em simultâneo com mais três locais - Leiria (edifício do Banco de Portugal (CM Leiria), Pombal - Câmara Municipal, Figueiró dos Vinhos - Câmara Municipal e numa dezena de Escolas e Câmara Municipais.

O Porquê da Exposição

"30 Anos de Caos Urbanístico, por um debate nacional, pensar um urbanismo de qualidade para Portugal."

Anos seguidos de ausência de formação específica, défice de planeamento consistente e criativo, aliada a pressões especulativas no campo do imobiliário e do ordenamento do território conduziram, em particular nos últimos 30 anos, ao crescimento descontrolado do território.
Sendo hoje a sustentabilidade do território um factor da maior importância, para assegurar a competitividade das regiões, o País no seu todo está perdendo cada dia recursos essenciais para o seu desenvolvimento.
A sua recuperação é cada dia mais problemática.
O desafio que se coloca neste princípio de século à sociedade portuguesa é o de requalificar o território, criar uma nova mentalidade capaz de suster o caos urbanístico e planear (diferente de decidir) o quadro de vida desta geração e das vindouras.

Assim, somos levados a pensar que a formação superior de urbanistas, a educação para a cidadania e a educação para o urbanismo, serão os principais factores estruturantes de uma nova prática urbana mais consentânea com a dignidade humana.
A exposição que agora se apresenta "30 anos de caos urbanístico" pretende ser um contributo para a criação de um debate nacional sobre o estado do País e ajudar a criar um pensamento mais consistente sobre o futuro urbanístico que desejamos para Portugal.


Comissão de Honra

Eng.º António Fonseca Ferreira
Presidente da Comissão de Coordenação Regional de Lisboa e Vale do Tejo

Dr. Fernando Ruas
Presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses

Prof. Fernando Santos Neves
Reitor da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Dr. José Augusto Carvalho
Ex-Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território

Drª Maria da Luz Rosinha
Presidente da Junta Metropolitana de Lisboa

Drº Pedro Santana Lopes
Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

 


Conselho Científico, Documentação e Expografia:
Clara Moreira, Diogo Mateus, Fernando João Moreira, Isabel André, Judite Primo, Manuel Farinha, Mário Moutinho, Miguel Quinhones, Nuno Caldeira, Patrícia Figueiredo, Ricardo Figueiredo, Rute Rebelo, Sofia Preto, Susana Palha.

Centro de Estudos de Sóciourbanismo da ULHT

FCT PRAXIS XXI
Universidade Lusófona
Licenciatura em Urbanismo

GEOIDEIA, LDA
HP - Hewlett-Packard Portugal
 

Galeria