O grupo de estudos Sociomuseologia e Acessibilidade Cultural é um coletivo de investigadores da Cátedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural” que conta com o apoio do Departamento de Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e do CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento e do Projeto FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia CEECIND/04717/2017. O Grupo de Estudos integra investigadores da Cátedra UNESCO, do CeiED e dos Programas de Doutoramento e Mestrado em Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa. A iniciativa do grupo busca intercâmbio de conhecimentos e boas práticas no contexto Iberoamericano, nomeadamente entre Brasil e Portugal.
Os encontros têm como proposta a discussão reflexiva e dialógica acerca da acessibilidade universal e da inclusão no âmbito da Museologia, sobretudo na perspectiva da Sociomuseologia. Para tal, propõe-se reuniões abertas à participação externa, com o objetivo de sensibilizar investigadores e demais profissionais, a fim de promover o conhecimento e a aproximação com públicos diversos.
Com estas ações buscar-se-á conhecer boas práticas de diferentes ambientes culturais em âmbito nacional e internacional, por meio de documentos de referência, estudos de caso e discussões e palestras com convidados que possam contribuir com o arcabouço teórico deste grupo.
Entende-se também como um objetivo do grupo a colaboração com sua expertise teórico e prática e com suas discussões, no âmbito das atividades ligadas à Cátedra, nomeadamente aos grupos de estudo, quanto ao Departamento de Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
As ações aqui implicadas dar-se-ão no formato de apoio no que tange à utilização de recursos de acessibilidade e ações de sensibilização para as questões ligadas à diversidade.
Tendo em conta as barreiras comumente encontradas pelas pessoas com deficiência na sociedade, pretende-se levantar a pauta da discussão ampliando o diálogo acerca do capacitismo e das diferentes formas de exclusão. Sendo a acessibilidade atitudinal a principal pauta elencada por pessoas com deficiência, como a mais importante forma de inclusão, entende-se o papel deste grupo em colaborar com o movimento social das pessoas com deficiência para minimizar as atitudes e ações enraizadas no capacitismo estrutural. A partir deste aspecto, serão abordadas as outras dimensões de acessibilidade e suas potencialidades dentro de museus e demais iniciativas museológicas e museográficas.
Os encontros têm periodicidade quinzenal e serão dinamizados através de reuniões para discussão de textos, apresentações de caso e Rodas de Conversa (conforme terminologia freireana) conduzidas por professores convidados, pessoas com deficiência e profissionais de referência para a pauta.
(ODS) ONU Adotados pelo Grupo de Estudos:
Objetivo 4- Educação de Qualidade
Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos (ODS 4)
Objetivo 10- Reduzir as desigualdades
Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles (ODS 10)
Objetivos
● Colocar em pauta a discussão acerca do capacitismo no âmbito da Sociomuseologia, junto a Cátedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural” e ao Departamento de Museologia da ULHT.
● Refletir sobre o papel dos museus e iniciativas museológicas e museográficas na sensibilização contra o capacitismo e as barreiras encontradas pelos diversos públicos.
● Fomentar ações e diálogos no âmbito da acessibilidade, inclusão e equidade para diversos públicos em interface com a Sociomuseologia.
● Produzir material acadêmico (resenhas, entrevistas e artigos).
● Desenvolver materiais inclusivos sobre o tema para sensibilização da pauta para públicos não acadêmicos;
● Auxiliar na produção de materiais com recursos de acessibilidade para a Cátedra e para o Departamento de Museologia da ULHT, fornecendo orientações e consultorias para suporte.
● Organizar um banco de dados público de fornecedores de recursos e serviços de acessibilidade
● Promover seminários, cursos de sensibilização e formação para públicos externos
● Garantir o protagonismo de pessoas com deficiência nos eventos promovidos pelo grupo
● Buscar parcerias com outros grupos, instituições, entidades e pesquisadores interessados no tema do grupo de estudos Sociomuseologia e Acessibilidade Cultural.
Equipa
Orientação Científica
Prof.ª Doutora Judite Primo
Coordenação
Desirée Nobre
Roberta Gonçalves
Discentes ULHT
Heloísa Vivanco
Geanine Escobar
Claudia Pola
Karlla Kamylla Santos
Moana Soto
Colaboradores/Investigadores externos
Prof.ª Doutora Jessica Norberto
Prof.ª Doutora Patrícia Dorneles
Encontros
Atualmente realiza-se reuniões semanais, às segundas-feiras, 20h (Lisboa). A seguir a construção da carta de apresentação os encontros passarão a ser quinzenais, mantendo-se no mesmo horário.
Contatos
E-mail: somus.acessibilidade@gmail.com