A área da Museologia existe na Universidade Lusófona de Humanidades e Tenologias desde 1991. Desde essa data que o ensino e a investigação na área da Museologia têm ocupado um lugar de central no seio da ULHT pelo facto de se reconhecer que se trata de uma área da maior importância para o País, a qual não tem merecido das instituições de ensino superior em Portugal a necessária atenção. Na verdade, a ULHT foi a primeira universidade em Portugal a assegurar o ensino específico da Museologia ao nível de Mestrado e de Doutoramento nos termos da Reforma de Bolonha.
A área da Museologia é desenvolvida no quadro do Departamento de Museologia, integrado na Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração, estando representado nos seus Concelhos Científico e Pedagógico.
A área foi criada em 1991, estando orientada para a promoção do ensino, da investigação, da prestação de serviços e da extensão universitária no domínio da Museologia em Geral, da Museologia Local, da Ecomuseologia e da Sociomuseologia.
O Departamento de Museologia edita os Cadernos de Sociomuseologia desde 1993, sendo a mais antiga revista científica de língua portuguesa dedicada à museologia. Os cadernos são publicados em estreita colaboração com investigadores e professores de museologia de instituições de Ensino Superior e de Investigação de vários paises
O Departamento de Museologia presta apoio aos discentes e docentes da área. A s atividades de I&D estão integradas no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) o qual é avaliadao e financiado pela FCT.