Orientações e cronograma para o segundo ano de Mestrado e Doutoramento

12.01.2021

Prezad@s Mestrand@ e Doutorand@s,

Antes de mais, gostaria de dar as boas-vindas à mais um ano lectivo que se inicia! Que 2020/2021 venha repleto de júris, alegrias e partilhas, e muito aprendizado! E mais importante saúde!

Segue as orientações e cronograma para nosso segundo ano de estudo:

1.      As inscrições para as unidades curriculares referentes ao 2º ano já se encontram abertas. Para quem ainda não a fez, favor preencher na plataforma NETPA os formulários de acordo com as orientações do secretariado, enviadas por e-mail.

2.      Cronograma 2020-2021 das aulas:

§  Seminário de Investigação em Museologia: 16 e 17 abril de 2021

§  Metodologia da Investigação em Museologia: 17 e 23 abril de 2021

§  Semana Sociomuseologia: 16 a 24 de abril de 2021

 

1.  Seminário de Investigação em Museologia 

 

Ocorrerá nos dias 16 e 17 abril de 2021

O Seminário de Investigação é uma Unidade Curricular presente na formação Pós-graduada em Museologia (2º e 3º ciclos de estudos – Mestrado e Doutoramento) e tem como avaliação a realização de uma apresentação oral seguida de um artigo científico, a ser apresentado na Unidade Curricular de Metodologia de Investigação. 

 

Apresentação Oral

Assim, é fundamental preparar antecipadamente o material que será alvo da avaliação pedagógica nos dias acima referenciados. As apresentações devem revelar uma forte capacidade de síntese dos resultados já alcançados no âmbito específico de cada Dissertação de Mestrado/Tese de Doutoramento e ter a duração máxima de 20 minutos.

Devem ter a forma de uma apresentação (PPT) de no máximo 10 diapositivos de acordo com o seguinte plano:

(1) Título, identificação do investigador/a, orientador/a, instituição financiadora (bolsa de estudo - ULHT)

(1) Objetivos do projeto; por que razão é importante realizar a investigação;

(1) Estado da arte/revisão de literatura sobre o tema de investigação;

(1) Plano de Investigação/ Plano da tese;

(1) Quadro resumo do trabalho efetuado, a efetuar, datas, obstáculos etc;

(1) Resultados já obtidos;

(1) Desafios, preocupações, soluções (…)

(3) Diapositivos livres;

As apresentações (PPT) deverão ser enviadas aos Orientadores Científicos de forma a serem previamente analisadas e permitir eventuais melhorias. 

O envio das apresentações à direção do Programa de Museologia, em suporte digital (PPT e PDF), deverá ser dirigida ao email: museologia@ulusofona.pt , até o dia 02 abril de 2021, de modo a permitir a verificação das apresentações e a adequação da estrutura e logística, além da divulgação da programação. 

 

2. Metodologia de Investigação 

Ocorrerá nos dias 17 e 23 abril de 2021. As aulas serão ministradas na ULHT. 

O Seminário Metodologia de Investigação é uma unidade curricular presente na formação Pós-graduada em Museologia (2º e 3º ciclos de estudos – Mestrado e Doutoramento) e tem como avaliação a entrega de um artigo científico. 

 Artigo Científico

A avaliação da Unidade Curricular implica na  entrega de uma artigo científico sobre o tema de investigação e a metodologia adotada, que deverá ser enviado à direção do Departamento até  o dia 30 de maio de 2021, em formato digital (pdf) para o e-mail: museologia@ulusofona.pt e postado no MOODLE na Disciplina Metodologia de Investigação.

O artigo deve seguir as “Normas para elaboração de teses e Dissertações da ULHT” (anexo) e, no intuito também do mesmo ser publicado em revistas científicas ou outros periódicos, recomendamos que se siga as normas dos Cadernos de Sociomuseologia, conforme as orientações a seguir:

§  Os artigos devem versar sobre aspetos relacionados com o trabalho científico do doutorando, mas não necessariamente conter todos os dados do trabalho da tese, e devem ser redigidos preferencialmente em português.

§  Formatação: Tamanho de letra: Times New Roman, 12; Espaço 1,5 justificado em ambas as margens não inferiores a 3 cm. As citações a partir de 4 linhas devem conter espaço simples, recuo à esquerda e à direita de 4 centímetros e fonte 11. As notas devem estar no final do texto (Times New Roman, 10; espaço simples). Os artigos devem ter um mínimo de 30 000 e o máximo de 40.000 caracteres (com espaços) incluindo gráficos, quadros, imagens, notas de fim de texto e referências bibliográficas.

§  Os artigos devem ser acompanhados, no início, de um resumo em português e outro em inglês, (1200-1500 caracteres com espaço) e 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula. O resumo deve explicitar o tema geral, a problemática, os objectivos, a metodologia e as principais conclusões.

§  As normas de referência bibliográfica seguidas pelos Cadernos de Sociomuseologia são as da APA (American Psychological Association): as citações bibliográficas devem ser inseridas no corpo do texto, de acordo com as mesmas normas. As notas, quando as houver, devem surgir no final do texto, antes das referências bibliográficas. As referências bibliográficas não devem exceder as 25.

 

3. Semana de Sociomuseologia 

Importa ainda informar que teremos um programa de atividades científicas, que será realizado entre os dias 16 e 24 de abril de 2021, com um Sarau Museológico, a defesa de Teses, Defesa de projetos de investigação em sede de Júri Prévio, visitas técnicas a espaços museológicos, seminários com professores do programa e professores visitantes, Ciclos de Debates...

 

Informamos também que, no caso de alguma alteração imposta pelos constrangimentos derivados da pandemia, prontamente entraremos em contato.

Qualquer dúvida estamos à disposição, 

Saudações académicas.

Galeria