III Curso de Estudos Avançados de Museologia PUCRS, Porto Alegre, Brasil

Apresentação

A terceira edição do Curso de Estudos Avançados em Museologia (CEAM) é uma realização conjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa e tem o apoio da Associação Brasileira de Museologia (ABM), Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Sistema Estadual de Museus do Rio Grande do Sul (SEM/RS).

 

Encaminhamento para o doutorado

Os certificados de conclusão do Curso de Estudos Avançados em Museologia (CEAM) serão emitidos pela PUCRS e permitirão o aproveitamento integral de disciplinas para os estudantes prosseguirem seus estudos no Programa de Doutoramento em Museologia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, Portugal.

 

Unidade Promotora

Museu de Ciências e Tecnologia

 

Coordenação

Dra. Melissa Guerra Simões Pires (PUCRS)

Dra. Judite Santos Primo (ULHT)

Dr. Mario de Souza Chagas (Ibram/UNIRIO/ULHT)

 

Corpo Docente

 

Mario Caneva de Magalhães Moutinho Doutor em Antropologia Cultural. Arquiteto. Professor e Reitor ULHT.

Judite Santos Primo Doutora em Educação e Mestre em Museologia. Graduada em Museologia. Diretora do Departamento de Museologia da ULHT. Diretora do Doutoramento e do Mestrado em Museologia da ULHT.

Pedro Jorge de Oliveira Pereira Leite Pós-Doutor em Museologia, Doutor em Museologia. Pesquisador no Centro de Estudos Sociais – LA Universidade de Coimbra. Professor da ULHT.

Ana Maria Bule de Oliveira Caneva Moutinho Doutora em Museologia e Mestre em Arte e Multimédia - Ambientes Interativos. Licenciada em Engenharia Informática. Licenciadaem Arte e Multimédia.

Gabriela Ramos Figurelli Doutora em Museologia. Mestre em Museologia. Pesquisadora e Professora da ULHT. Professora do Curso de Museologia da UFPeL.

Mario de Souza Chagas Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Memória Social. Graduado em Museologia e Licenciado em Ciências. Professor da UNIRIO. Assessor Cultural do Museu da República. Professor convidado da ULHT. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFBA.

Marcio Ferreira Rangel Doutor em História das Ciências e Mestre em Memória Social. Graduação em Museologia. Museólogo e Pesquisador Associado do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Professor da UNIRIO.

Regina Maria do Rego Monteiro de Abreu Pós-Doutora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Doutora em Antropologia Social. Professora da UNIRIO. Professora do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO.

Maria Cristina Oliveira Bruno Doutora em Arqueologia. Mestre em História Social/Pré-História. Licenciada em História. Três especializações em Museologia. Professora da USP. Diretora do MAE-USP. Professora e Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da USP. Professora convidada da ULHT. Professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da USP.

Rosana Andrade do Nascimento Doutora em História. Mestre em Educação. Graduação em Museologia. Professora na UFSC e Professora convidada da ULHT.

Melissa Guerra Simões Pires Doutora em Medicina e Ciências da Saúde. Mestre em Biociências. Graduação em Ciências Biológicas. Professora da PUCRS e Diretora do MCT- PUCRS.

Emilio Antonio Jeckel Neto Doutor em Medicina. Mestre em Educação. Licenciado em Ciências/Biologia. Especialização em Administração Universitária. Foi Diretor do MCT-PUCRS. Professor PUCRS e Diretor do Centro de Modelos Biológicos Experimentais da PUCRS.

Carlos Alberto Molinaro Doutor em Direito. Mestre em Direito. Graduação em Direito. Especialização em Direito Público. Professor na Universidad Pablo de Olavide (Sevilha, Espanha) e Professor da PUCRS.

Marcia de Borba Campos Doutora em Informática na Educação. Mestre em Computação. Bacharel em Informática. Professora da PUCRS.

 

Objetivos

  • Capacitar profissionais para atuação em museus, universidades e instituições de pesquisa;
  • Desenvolver estudos e pesquisas nos campo dos Museus e da Museologia.

 

Público-alvo

Profissionais de museus; de instituições de memória, patrimônio e cultura; gestores culturais, profissionais das áreas das ciências, das artes e das tecnologias.

 

Pré-requisito

O candidato deve possuir título de Mestre ou estar matriculado em um curso de Mestrado. Neste último caso, deve apresentar carta de recomendação da Instituição em que está matriculado, assinada pelo Coordenador do Programa de Pós-Graduação e do Orientador.

 

Programação

A Função Social do Museu - 25h

Museologia e Questões Socias Contemporâneas - 25h

Estudos Aprofundados em Museologia - 25h

Políticas Culturais e Museologia - 25h

Museologia e Educação - 25h

Museologia e Computação - 25h

Metodologia de Investigação em Museologia - 20h

Seminário de Investigação em Museologia - 10h

Galeria