Proposta para criação de rede Alumni

A todas e todos os alunos do Departamento de Museologia

Desde 1989/90, quando demos início ao primeiro curso na UAL, já então denominado de Museologia Social, até ao presente momento com os cursos de Mestrado e Doutoramento na Universidade Lusófona, que permaneceu entre todos e todas (todos fomos alunos e docentes ao mesmo tempo) várias formas de cumplicidade e de partilhas.

Ao sabor dos tempos e das vidas pessoais e profissionais que cada um e uma seguiram, criou-se uma rede informal com vários níveis de proximidade, mas que se manifesta sempre que o acaso (ou não) provoca encontros, por expressões de mútuo afeto e de boas lembranças.

Por tudo isto, lembrámo-nos que seria certamente interessante dar forma a uma rede, que mais não fosse para partilhar o que andamos a fazer, trocar ideias, beber um café quando andássemos por perto ou realizar atividades em parceria.

Sem criar obrigações (já basta as que não conseguimos dar resposta) para nós e para as instituições onde atuamos, isso poderia significar mutuamente e consoante cada situação:  

               

  • Partilha de informações sobre o trabalho em cada uma das instituições onde atuamos: exposições, conferências, publicações, cursos etc.
  • Estabelecimento de parcerias para a realização de conferências nacionais e internacionais
  • Beneficiar mutuamente dos conhecimentos e da qualificação profissional, através do convite para participação em aulas, seminários, júris e demais atividades nas nossas instituições
  • Atividades conjuntas com a nossa Cátedra UNESCO “Educação, cidadania e diversidade Cultural” http://catedraunesco.ulusofona.pt/
  • Apoio mútuo à reflexão orientada para a definição de projetos concretos (novas exposições, renovação de museus, etc.)  promovendo e/ou participando em reuniões alargadas de trabalho, debates ou estudos.
  • Acolhimento das nossas visitas de estudo para alunos atuais do Departamento e encaminhamento para visitas que acolhemos de alunos de outras universidades.
  • Acolhimento de estagiários nos diferentes níveis de estudo Mestrado, Doutoramento e Pós-doutoramento e acolhimento de profissionais no programa de Residências Sociomuseológicas do Departamento
  • Criação de um banco de imagens destes 30 anos de atividade do Departamento. Ver o Repositório Documental Anotado “Sociomuseologia: Ensino e investigação 1991-2018” (aqui)

Passaríamos então, para começar criando na página do Departamento um link “Alumni” e um grupo no Facebook, que progressivamente iriam ganhando conteúdo e esperamos sobretudo, ganhando utilidade. http://www.museologia-portugal.net

 

Saudações museais

Mário Moutinho (Diretor do Departamento)

Maristela Simão (Subdiretora do Departamento)

Stephane Moreira (Secretária do Departamento) sala A.1.1., museologia@ulusofona.pt

Tel 217515500 ext 714.