Apresentação da Unidade de Investigação e Pós graduação em Sociomuseologia (UI&PG-Sociomuseologia)

A área da Museologia existe na Universidade Lusófona de Humanidades e Tenologias desde 1991. Desde essa data que o ensino e a investigação na área da Museologia têm ocupado um lugar de central no seio da ULHT pelo facto de se reconhecer que se trata de uma área da maior importância para o País, a qual não tem merecido das instituições de ensino superior em Portugal a necessária atenção. Na verdade, a ULHT foi a primeira universidade em Portugal a assegurar o ensino específico da Museologia ao nível de Mestrado e de Doutoramento nos termos da Reforma de Bolonha.

A área da Museologia é desenvolvida no quadro do Unidade de Investigação e Pós graduação em Sociomuseologia (UI&PG-Sociomuseologia), integrada no Instituto de Educação da Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração, estando representado nos seus Concelhos Científico e Pedagógico. 

A área foi criada em 1993, estando orientada para a promoção do ensino, da investigação, da prestação de serviços e da extensão universitária no domínio da Museologia em Geral, da Museologia Local, da Ecomuseologia e da Sociomuseologia.

A Unidade de Investigação e Pós graduação em Sociomuseologia  edita os Cadernos de Sociomuseologia desde 1993, sendo a mais antiga revista científica de língua portuguesa dedicada à museologia.  Os cadernos são publicados em estreita colaboração com investigadores e professores de museologia de instituições de Ensino Superior e de Investigação de vários paises 

A Unidade de Investigação e Pós graduação em Sociomuseologia  presta apoio aos discentes e docentes da área. Está integrada no Centro de Estudos interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) no âmbito do Institurto de Educação

Prof.ª Doutora Judite Primo
Coordenadora da Unidade de Investigação e Pós graduação em Sociomuseologia (UI&PG-Sociomuseologia)

Links Institucionais

A Universidade Lusófona está a adaptar os seus conteúdos ao abrigo das regras estabelecidas no Acordo Ortográfico de 1990 e posteriores protocolos modificativos.
Neste momento ainda coexistem neste website as ortografias pré-acordo e pós-acordo.